Projeto Prisões

O projeto Prisões desenvolvido pela SDDH/AAC em 2014 realizou as atividades “Vai um café e uns dedos de conversa?!” no Estabelecimento Prisional de Coimbra e, posteriormente deu origem à exposição Desprender Sentidos.

A Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra tem como missão sensibilizar e consciencializar, sobretudo os estudantes de Coimbra para a causa dos Direitos Humanos e suas constantes violações. Sentimos que poderemos dar um contributo positivo á população recluída da nossa cidade, tendo sido essa preocupação e sentimento que nos levou a desenvolver o presente Projeto.
Para além da partilha de saberes tentaremos que seja uma troca de valores criando nos reclusos participantes um sentido de responsabilidade potenciador de um crescimento pessoal e inter-pessoal promotor de esperança numa sociedade melhor.
Em última análise contribuir para que a permanência na prisão promova a mudança necessária com vista ao regresso dos indivíduos à sociedade.

Objetivo geral: Fornecer aos reclusos participantes um conjunto de valores que contribuam para o seu crescimento individual e para a sua conduta como indivíduos mais responsáveis na hora de serem restituídos á liberdade.

Por parte dos promotores do projeto assegura-se que a atividade se irá reger pela observação dos princípios deontológicos do voluntariado, designadamente o respeito e sigilo por tudo o que se passe no decorrer das ações.

Estratégia de interação/Dinâmica: Educação não formal – os reclusos deverão ser alunos e professores de si mesmos, a partir de uma técnica denominada World Café que consiste na proposta de um tema, pelos orientadores, e na divisão dos participantes em grupos de forma a que estes o debatam, conversando de forma natural.

Assim, em cada duas mesas, deverão estar cerca de 5 participantes que, acompanhados de um café e biscoitos, possam expressar as suas opiniões, reformulando-as e aprofundando-as através da interação com o outro.

Duração: 10 sessões de 2 horas.

Programa das sessões:
Sessão 1: “Vamos lá saber o que são Direitos Humanos…”
Sessão 2: “Direito à liberdade de expressão, é dizer tudo o que me apetece?”
Sessão 3: “ Interculturalidade”
Sessão 4: “Cidadania, também tem deveres?”
Sessão 5: “Voluntariado, para quê?”
Sessão 6: “Ressocialização, é possível?”
Sessão 7: “Crime: perspetivas jurídicas”
Sessão 8 : “Justiça, isso existe?”
Sessão 9: “A ética dos deveres na procura dos direitos…”
Sessão 10: “Cá dentro, como vemos o mundo lá fora?”

<span>%d</span> bloggers like this: