Atividade: ESCOL(H)AS

No último dia 22 de novembro, A SDDH/AAC foi à Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, a convite da professora Fátima Godinho. Apresentamos a temática sobre a Sexualidade e Violência no Namoro com os/as alunos/as do curso de Línguas e Humanidades do 10.º ano de escolaridade. Abordamos a importância da autodeterminação e do respeito, uma vez que tais questões são fundamentais para os direitos humanos.
Como uma das propostas do Projeto Escol(h)as é a educação não formal, usamos de uma dinâmica sobre os tipos de violência possíveis em um relacionamento, seja esse casual, de namoro ou até em um casamento, com o intuito de trazer uma discussão e reflexão sobre as nossas atitudes. Para além da dinâmica, exibimos um vídeo sobre a importância do consentimento.
Ao longo de toda a palestra os alunos mostraram interesse e a participação foi ativa. As discussões sobre bullying e controlo indevido de redes sociais foram trazidos pelos próprios alunos, ratificando a nossa proposta da aprendizagem de maior proximidade com o público jovem sobre assuntos dos direitos humanos. A importância de abordar tais questões torna-
se cada vez mais evidente nos dias atuais, tendo em vista que vivemos num mundo cada vez mais virtual onde é possível obter informações em qualquer site, estando muitas vezes incorretas ou incompletas.

Publicado por SDDH/AAC

A SDDH/AAC é uma das dezasseis secções culturais da Associação Académica de Coimbra. Fundada em 1997 encontrou-se, desde logo, na causa da sensibilização e promoção dos direitos humanos junto da comunidade académica, mas não só. Desde o início, o seu objetivo principal foi o da denúncia das diversas violações de Direitos Humanos, através da informação, formação e educação de todas as temáticas relacionadas com estes, tendo como público-alvo o estudante universitário de Coimbra. Neste sentido, a SDDH/AAC realiza projetos “para os estudantes e pelos estudantes” tentando chegar cada vez mais perto dos seus pares, incentivando um espírito crítico, atento e ativo perante as problemáticas que ocupam a atualidade no âmbito dos direitos humanos. Desenvolvem-se projetos com formatos diversificados, procurando corresponder às várias recetividades encontradas no meio académico. Ao mesmo tempo, a SDDH/AAC procura desenvolver parcerias com instituições e entidades da cidade de Coimbra com missão semelhante de forma a contribuir para a sensibilização, educação e formação a nível local e nacional. A Secção tem uma presença ativa nas redes sociais, característica que se advinha essencial na pretensão de chegar aos estudantes e de promover o ativismo junto da juventude. A equipa é constituída por estudantes das mais variadas áreas, desde as ciências sociais às ciências da saúde, passando pelas ciências exatas. O trabalho é desenvolvido em equipa no sentido de promover o desenvolvimento de soft skills e o profissionalismo. Todos os sócios contribuem de forma voluntária nos projetos do seu interesse, permitindo que todos possam propor, coordenar e participar em causas que lhes sejam próximas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: