A representação da sociedade atual por José Saramago em “Ensaio sobre a Cegueira”

Ganhador do Prêmio Nobel e autor do livro “Ensaio sobre a Cegueira”, José Saramago pretende mostrar a fragilização humana a partir de uma doença inesperada e sem explicação que afeta toda a sociedade. Com palavras ricas em simbolismos e frases contínuas, o autor nos apresenta o convívio de um grupo isolado de pessoas visto a desordem local. Assim, uma abertura crítica para o pensamento crítico da mente humana é posta em análise.

A escolha do autor em classificar a cegueira como branca é utilizada aqui como uma crítica à realidade. Dessa forma, utiliza uma metáfora com o mundo contemporâneo, pois “penso que não cegamos, penso que estamos cegos… cegos que, vendo, não veem”. Ou seja, a falta de atos importates para a prática social, como a insensibilidade e a impaciência, nos leva a um distanciamento das relações entre os indivíduos.

Um claro exemplo deste fator é apresentado no início do livro, em que um homem foi ajudar uma vítima da doença, não como um ato de soliedariedade, mas sim com intenções de se aproveitar. Então, o alastramento dessa aflição desencadeia uma cegueira não apenas física, mas também moral, em que questões como os direitos humanos são deixados de lado e sobrepõem – se preconceitos e violências.

Por fim, Saramago traz uma reflexão, um reconhecimento de nossas ações e visões no dia a dia a partir da palavra. Como a forma de tratar e falar com o outro pode afetar psicologicamente um ser e suscitar em divergências. Dessa forma, deve – se ser levado em conta a importância dos pequenos gestos e atos que fazem parte dos direitos humanos pelas pessoas na sociedade, que está em falta nos dias atuais. Se preciso, põe em questão a necessidade de recuperar a lucidez, o afeto e pequenos atos da rotina que prolongam e envolvem os direitos humanos, de extrema importância para a harmonia, do crescimento do indivíduo e vivências em comunidades.

Julia Peccini.

Publicado por SDDH/AAC

A SDDH/AAC é uma das dezasseis secções culturais da Associação Académica de Coimbra. Fundada em 1997 encontrou-se, desde logo, na causa da sensibilização e promoção dos direitos humanos junto da comunidade académica, mas não só. Desde o início, o seu objetivo principal foi o da denúncia das diversas violações de Direitos Humanos, através da informação, formação e educação de todas as temáticas relacionadas com estes, tendo como público-alvo o estudante universitário de Coimbra. Neste sentido, a SDDH/AAC realiza projetos “para os estudantes e pelos estudantes” tentando chegar cada vez mais perto dos seus pares, incentivando um espírito crítico, atento e ativo perante as problemáticas que ocupam a atualidade no âmbito dos direitos humanos. Desenvolvem-se projetos com formatos diversificados, procurando corresponder às várias recetividades encontradas no meio académico. Ao mesmo tempo, a SDDH/AAC procura desenvolver parcerias com instituições e entidades da cidade de Coimbra com missão semelhante de forma a contribuir para a sensibilização, educação e formação a nível local e nacional. A Secção tem uma presença ativa nas redes sociais, característica que se advinha essencial na pretensão de chegar aos estudantes e de promover o ativismo junto da juventude. A equipa é constituída por estudantes das mais variadas áreas, desde as ciências sociais às ciências da saúde, passando pelas ciências exatas. O trabalho é desenvolvido em equipa no sentido de promover o desenvolvimento de soft skills e o profissionalismo. Todos os sócios contribuem de forma voluntária nos projetos do seu interesse, permitindo que todos possam propor, coordenar e participar em causas que lhes sejam próximas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: