Patrícia Santos

Falar sobre a Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Universidade de Coimbra, vulgo SDDH/AAC é, para mim, falar de alma e de coração. Foi nesta modesta, mas honrada casa, que encontrei a oportunidade e a liberdade para realizar tantos dos sonhos que sonhei, designadamente a implementação de um projeto de Direitos Humanos no Estabelecimento Prisional de Coimbra, projeto que é, de resto, a menina dos meus olhos, pela sua ousadia, pela experiência única que me proporcionou de trabalhar com reclusos e com colegas de formação ímpar, mas, acima de tudo, pela forma como me senti feliz e preenchida ao vê-lo acontecer.

Na minha querida e saudosa SDDH, aprendi tanto, mas tanto. Cresci imenso como ser humano, como mulher e como profissional. Senti-me livre para pensar de mente aberta, para questionar, para debater. Senti-me livre nas minhas opiniões e na forma de as expressar. Senti-me sempre em casa.

Esse sentimento de pertença, que hoje deu lugar a uma imensa e bonita saudade, deveu-se em muito aos meus companheiros de caminhada. Às pessoas de coração humano e puro que a Secção me deu e com as quais tive a oportunidade de aprender e de crescer.

À minha SDDH, palco de tantas alegrias e motivo de tanta felicidade e saudade, só me resta pedir, porque só esse direito ora me assiste, que continue a ser a morada dos sonhos e das aspirações maiores dos estudantes, que continue a ser um espaço de debate, de estudo e de partilha, que continue a bater-se pela (in)diferença e que continue a ser a escola da vida, na vida de todos os que por ela passam.

À minha SDDH, casa dos meus sonhos e anseios, uma vida longa e próspera.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s